domingo, 7 de março de 2010

A Música Evangélica no Brasil



A música evangélica no Brasil que, segundo historiadores, e de origem européia, se modernizou com influências da música “gospel” americana, criada nos anos 40, pelo cantor de “blues” Thomas Dorsey, que se converteu e passou a compor músicas religiosas em roupagem popular. Vários artistas aderiram a idéia e adotaram novos estilos, chamado “Gospel Music” procurando não perder o devocional existe nas letras, principalmente. Nos anos 50 e 60, essa “Música Pop Cristã” se alastrou até chegar em nosso pais, nos anos 70, quando surgiram grupos jovens, tais como, “Vencedores por Cristo”, fazendo uso de instrumentos antes considerados não-eclesiásticos (guitarra elétricas, bateria, percussão, etc) quebrando assim, o tradicionalismo de origem européia.

Curiosidade

“Música” é mencionada na Bíblia mais de 800 vezes. Isto pode fazer que os cristãos notem a ênfase que as escrituras dão a esse assunto. Dança é citada 5 vezes; Missão – 12; Ordem de Brado – 65 vezes; Justificação – 70 vezes; Ações de Graças – 135 vezes; Santificação – 72 vezes; Canto – 287 vezes; Batismo – 80 vezes; Alegria é ordenada – 288 vezes; Tocando instrumentos musicais – 317 vezes. Por fim, a palavra LOUVOR aparece na Bíblia 332 vezes.

Tomando-se como base, as muitas referenciais que encontramos nas escrituras, chega-se à conclusão que a música é umas formas mais profícuas que Deus quer que respondamos a Ele. “bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao seu nome” (Sl 92.1)


Tirado do Livro “Como melhorar o louvor na sua igreja”.


Thomas Dorsey o pai da música gospel. Thomas A. Dorsey. Thomas A. Dorsey[1] (1899 - 1993), foi um músico e compositor autor de There Will Be Peace in the Valley. É considerado por muitos o pai da música Gospel. No início de sua carreira ele era um pianista de Blues conhecido por Georgia Tom.

Thomas Andrew Dorsey Informação geral: Data de nascimento 1 de Julho de 1899 Origem Villa Rica (Geórgia) Data de morte 23 de Janeiro de 1993 (93 anos) Chicago, Illinois, EUA Gêneros Gospel
Blues Instrumentos Piano

Peace In The Valley é uma canção composta por Thomas A. Dorsey, em 1939, para Mahalia Jackson; sendo gravada também, mais tarde, por diversos intérpretes, entre eles, Elvis Presley. Elvis a cantou pela primeira vez em janeiro de 1957 no programa de Ed Sullivan, contra a vontade do próprio apresentador, que não queria que cantassem canções gospel em um programa nacional, mas Elvis disse que iria cantar já que tinha prometido para a sua mãe, que adorava essa canção. Devido a grande polêmica e o consequente sucesso, ele a gravou no mesmo ano sendo lançada em um EP (extended play) de mesmo nome em 1957. Foi também um grande sucesso da cantora gospel Mahalia Jackson na década de 30, que por sinal Elvis adorava.

http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_A._Dorsey



Peace in The Valley foi o primeiro álbum gospel da carreira de Elvis Presley lançado em formato EP, um compacto duplo com quatro canções que foi lançado graças ao sucesso da apresentação da canção "Peace In The Valley" no programa de Ed Sullivan em janeiro de 1957. Ed Sullivan não queria que Elvis cantasse este gênero musical tipicamente sulista, mas Elvis disse que tinha prometido para a mãe, que por sinal adorava essa canção, devido a isso, ele a apresentou no programa mesmo contra a vontade do apresentador, como pode ser visto claramente no vídeo dessa apresentação. Na própria canção título como em outra, no caso "I Believe", Elvis começava a demonstrar o poder de sua voz, principalmente nas notas graves, além da interpretação bastante elogiada. Esse EP foi incluído meses depois no primeiro LP de Natal de Elvis sob o nome de Elvis Christmas Album.

Faixas
• Peace In The Valley (3:20) (cover, escrita em 1939 por Thomas A. Dorsey
• I Believe (2:04)
• Take My Hand, Precious Lords (3:16)
• It Is No Secret (3:54)

Charts
• EUA - 3º - EP Charts (Billboard) - 1957

Músicos
• Elvis Presley: Voz e Violão
• Scotty Moore: Guitarra
• Bill Black: Baixo
• D.J. Fontana: Bateria
• Gordon Stoker: Piano
• Dudley Brooks: Piano
• Hoyt Hawkins: Órgão
• The Jordanaires: Vocais

EP por Elvis Presley
Lançamento em: Abril de 1957
Gravado em: Radio Recorders, Hollywood. Califórnia; 12,13 e 19 de Janeiro de 1957
Gênero(os): Gospel
Duração: Aprox. 12 minutos
Gravadora(s): RCA
Produção: Esteve Shotes e Elvis Presley

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peace_In_The_Valley_%28%C3%A1lbum_de_1957%29

Letra da Música Original.


Oh well, I’m tired and so weary
But I must go alone
Till the lord comes and calls, calls me away, oh yes
Well the morning's so bright
And the lamp is alight
And the night, night is as black as the sea, oh yes

There will be peace in the valley for me, some day
There will be peace in the valley for me, oh Lord I pray
There'll be no sadness, no sorrow
No trouble, trouble I see
There will be peace in the valley for me, for me

Well the bear will be gentle
And the wolves will be tame
And the lion shall lay down by the lamb, oh yes
And the beasts from the wild
Shall be lit by a child
And I'll be changed, changed from this creature that I am, oh yes

There will be peace in the valley for me, some day
There will be peace in the valley for me, oh Lord I pray
There'll be no sadness, no sorrow
No trouble, trouble I see
There will be peace in the valley for me, for me

Tradução do inglês para o português

Oh bem, eu estou cansado e tão cansado
Mas eu devo ir sozinho
Até o Senhor vem e chama, chama-me, oh sim
Bem, a manhã é tão brilhante
E a lâmpada está acesa
E a noite, a noite é tão negro como o mar, oh sim

Haverá paz no vale para mim, alguns dias
Haverá paz no vale para mim, oh Senhor, eu oro
Não haverá tristeza, não há tristeza
Nenhum problema, o problema que eu vejo
Haverá paz no vale para mim, para mim

Bem que o urso vai ser suave
E os lobos serão domar
E o leão devem estabelecer, por um cordeiro, oh sim
E as feras do selvagem
Deve ser iluminado por uma criança
E eu vou ser mudado, alterado a partir desta criatura que sou, oh sim

Haverá paz no vale para mim, alguns dias
Haverá paz no vale para mim, oh Senhor, eu oro
Não haverá tristeza, não há tristeza
Nenhum problema, o problema que eu vejo
Haverá paz no vale para mim, para mim


Jubal pai dos músicos. Como surgiu a música na Bíblia? Atribui-se a invenção da música a Jubal, sexto descendente de Caim (Gênesis 4.21).
Os cânticos públicos eram cantados em respostas alternadas e Salmos efetuados apenas pelos diretores dos cânticos. O serviço do canto no templo era efetuado pelos levitas. A música era parte essencial da instituição ministrada nas escolas dos profetas. Havia escola neste gênero em Betel (1 Sm 10.5); Ramá (1 Sm 19.19-20). Em Jericó (2 Reis 2.5,7 e 15).

Não estou falando que a música é algo principal, mas, sim, como surgiu e chegou até a nós. Devemos saber o que estamos fazendo e como fazer. A música se torna algo maravilhoso na mão de um verdadeiro adorador, temos o exemplo de Davi quando tocava a sua harpa expulsava um espírito mal (pela vontade permissiva de Deus) que atormentava o rei Saul pela sua atitude de rebelar-se contra a vontade de Deus (1 Sm 16.23). Davi tocava bem e era um jovem integro a Deus, e quando o som da harpa saia do seu instrumento Saul se sentia aliviado e o espírito se retirava. Precisamos de músicos assim na casa de Deus, que quando toca seu instrumento faz milagres acontecer pelo poder de Deus. Precisamos de Músicos que quando começar a tocar a introdução do hino, antes que o ministro de louvor comece a cantar o espírito Santo já começar a trabalhar na igreja. O verdadeiro músico vive muito além da música.

“A música é uma ferramenta para louvar a Deus e não para um aproveito próprio”

Nenhum comentário: