sábado, 22 de janeiro de 2011

O vício de JULGAR. Mateus 7.1-5.

“Não julguem os outros para vocês não serem julgados da mesma forma por Deus”.

Isso é um fato que já aconteceu comigo. Há um ano a minha amiga que se chama Bruna, que hoje é a minha namorada (rs) me disse: “Bruno, para com isso de ficar julgando as pessoas, do mesmo jeito que elas erram você também pode errar um dia”. Depois disso fui para minha casa e quando entrei no meu quarto fiquei pensando naquilo que ela me disse. Deus usou a Bruna para me mostrar que não somos melhores do que ninguém, só porque conseguimos fazer a coisa certa e a outra pessoa tem uma dificuldade em relação a isso. Da mesma forma que eu julgar, eu serei julgado por Deus e da mesma forma que eu medir, eu serei medido por Deus. O amor de Deus em nosso coração é a única coisa que neutraliza o vício de julgar as pessoas.


O egoísmo imperceptível. Existe egoísmo no pedir perdão. Existe egoísmo no buscar a Deus. Às vezes não percebemos o egoísmo dentro do coração, e existem pessoas tão egoístas que não conseguem ver o seu próprio “EU” egoísta.

Por exemplo: Dois irmãos na igreja brigam feio. O irmão Pedro errou com o irmão Lucas, então, o irmão Pedro vai pedir perdão ao irmão Lucas. Mas, o irmão Pedro pede perdão ao irmão Lucas como se ele fosse o errado na historia, mas o irmão Pedro que errou com o irmão Lucas. O irmão Lucas sai como culpado e o irmão Pedro como o inocente. Então podemos ver um tipo de perdão falso e egoísta da parte do irmão Pedro.

Existem Pessoas que preferem ir para o inferno a pedir perdão ao seu irmão, por inveja espiritual. Existem pessoas que estão no nosso meio que tem um ódio tão grande no coração, que é capaz de sujar a Santidade de Deus para estar no seu lugar. Essas pessoas estão no nosso meio, mas não fazem parte do Reino de Deus.

O egoísmo gera muitas coisas ruins e nasce de um coração vazio e sem a presença do Espírito Santo.


Em Lucas 6.45 diz:
A pessoa boa tira o bem do deposito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu deposito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio”.


Julgar é um tipo de egoísmo, de auto-relevância de querer ser juiz de uma pessoa. Por isso Deus não coloca algumas pessoas em lugares altos, porque muitos se exaltam e se esquecem quem os colocou naquele
lugar alto.
Quando você julga uma pessoa você esta querendo ser Deus, que é o único Juiz e que pode nos julgar no grande e terrível dia.
Encha o seu coração de coisas boas e não deixe que o egoísmo de julgar as pessoas entre nele. Você só vai perceber o egoísmo dentro de você, quando você confessar isso para Cristo e deixar na cruz.

Além das aparências. Julgar pode virar um vicio em sua vida e isso pode até te atrapalhar em escolhas e direções na sua vida. O nosso erro e achar que a força esta na aparência, achar que a unção esta na aparência. Existem pessoas com dom, pregam maravilhosamente e fazem milagres. Mas por dentro são pessoas podres e secas pela fama e dinheiro. Essas pessoas até começaram humildes, mas com um tempo se afastaram da voz de Deus e deram ouvidos a vozes dos homens. Mas existem aqueles que pagam um preço alto para que a verdade seja entregue, sem interesses humanos.
O nosso próprio Deus não olha para aparência, não vê como o homem vê. (mas isso não e desculpa para eu é você possa andar de qualquer jeito, decência e ordem) mas, vou falar da aparência física e da aparência Espiritual do homem. Porque só Deus conhece o interior do coração do homem.

Vemos isso acontecer quando Samuel unge
Davi a rei, porque Deus o escolheu. 1 Samuel 16. 1-13. Deus manda Samuel ir a Belém, a casa de Jessé pai de Davi. Só que além de Davi Jessé tinha seus filhos; Eliabe, Abinadabe, e Siméia. Todos Eles tinham aparência forte tinham cara de rei. Jessé trouxe o Primeiro filho Eliabe, e Samuel encheu os olhos e disse: “É esse que o SENHOR escolheu”.

E Deus disse:
Samuel, não se impressione com a aparência e nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para aparência, mas eu olho para o coração”.

E
Jessé mostrou os outros dois dos seus filhos e o SENHOR rejeitou todos. Samuel depois disso perguntou a Jessé: “Você tem mais algum filho”. Então, faltava mais um. O ultimo e pequeno Davi. E Jessé mandou que o trouxe-se porque ele estava no campo cuidando das ovelhas. E o SENHOR disse: É este mesmo. Unja-o.
E Samuel ungiu a
Davi E o Espírito do Senhor o dominou na mesma hora.

Davi tinha aparência imatura e infantil, mas tinha um coração segundo o coração de Deus. Davi era o que Ele queria. Como esta a aparência do seu coração? Por fora você esta aparentemente forte e Espiritualmente bem.

Mas o seu coração esta realmente como Deus precisa para agradá-lo? Podemos manter as aparências por um determinado tempo, mas um dia o
reinado acaba e a verdade aparece, como foi com
Saul. Deixe Deus moldar o seu coração para que o exterior flua com o tempo.

Discernimento Espiritual. Então, como devemos fazer para não julgar? Discernindo o que é da carne e o que do Espírito. Temos que aprender a discernir o ruim do bom, mas parece que não aprendemos ainda essa regra. O que significa a palavra discernir? (latim discerno, -ere, separar, distinguir)
v. tr. Distinguir. Estabelecer conveniente diferença (entre coisas ou pessoas). Conhecer. Apreciar. Avaliar bem.

O discernimento é um “dom de Deus” que precisamos muito em nossos dias de hoje. Conhecendo-se os frutos se conhece a origem da árvore.
“Você já viu pé de uva da maçã” isso é impossível e estranho. Se a árvore esta doente automaticamente os seus frutos nasceram doentes. Uma pessoa que prega a verdade mais vive na mentira automaticamente os seus frutos serão mentirosos. É impossível nascer verdade de uma pessoa que vive na mentira. O próprio Jesus nos deu essa certeza em Mateus 6. 43-44

Diz assim:
A árvore boa não dá frutos ruins, assim como a árvore que não presta não dá frutas boas. Pois cada árvore é conhecida pelas frutas que ela produz. Não é possível colher figos de espinheiros, nem colher uvas de pés de urtigas”.


Podemos julgar os frutos porque são visíveis porque demonstra a qualidade das pessoas boas. Mas interior que é invisível ao olho humano, só Deus pode julgar. Podemos separa o bom do ruim, nem todas as frutas são boas para comer.

Árvore boa. Gálatas 5.22-26
Árvore ruim. Gálatas 5. 16-21

“Jesus ele e a árvore e nos somos os galhos, só podemos dar frutos se estivermos agarrados na árvore. Quem não esta em Cristo é impossível dar frutos e as que cessam de dar frutos e porque não estão mais com a vida em Cristo, são arrancadas e lançadas fora. João 15.1-8”.

O verdadeiro Jugo suave. Jesus Cristo nos trouxe através de sua morte o jugo suave e o fardo leve. Existia um vácuo entre o homem e Deus, mas Jesus preencheu esse vácuo com o seu sangue purificador. E através disso nos trouxe acesso a sua presença, a sua glória e a sua Santidade.

Em Mateus 11. 28 Diz:
venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”. Jesus não nos julga por estarmos cansados, Ele nos oferece descanso.

Em Mateus 11.29.
Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Jesus nos convida a segui-lo e aprender com Ele a ser bondoso e ter um coração humilde, fazendo assim, encontraremos descanso.

Em Mateus 11. 30.
Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis , e a carga que eu ponho sobre vocês é leve”. Jesus nos ajudará em tudo o que
formos fazer, Ele nos dará condição de levar as nossas cargas. Isso não quer dizer que não sofreremos perseguições e isso não retirará as lutas que vamos passar, mas Jesus nos dará a força necessária para vencer se formos fieis a sua palavra.

A única pessoa que nos acusa 24hs é Satanás, tentando de todas as formas colocar em nossas mentes que não temos o perdão de Deus. Fazendo-nos sofrer em pensar que Deus não nos vê, e que sempre éramos e éramos. Somos pecadores, sim, mas arrependidos e comprados pelo sangue de Cristo na cruz. Assim como Cristo não veio para julgar, mas para salvar [João 12:47-
João 3:17]. O que julgará o mundo e todos é a sua propria palavra [João 12:48]. Nos também não podemos julgar os nossos irmãos. Temos que estender a mão e tentar ajudá-los a se levantar e não piorar as coisas.

Jesus é o nosso defensor contra as acusações de Satanás e do mundo.