quarta-feira, 26 de maio de 2010

Uma canção que Deus deseja ouvir

Vou contar uma experiência que tive há poucos dias atrás... eu estava no meu quarto, onde eu chamo de “Lugar Secreto” um lugar aonde eu tenho vivido em oculto as maiores experiências no meu ministério tanto o da música como o da palavra. Eu comecei a orar as 3:00hs da manhã o hino profético de Habacuque 3, quando comecei a sentir a presença do Espírito Santo e comecei a chorar e dizer; “Senhor, eu não quero ser mais um artista fantasiado de um adorador, eu quero cantar canções que o Senhor deseja ouvir que está no seu coração”. E na mesma hora eu ouvi uma voz suave sussurrar no meu ouvido e disse; “Cante quem eu sou”, “Diga quem eu sou”. E depois de ouvir isso eu disse; “Senhor, tu és Santo o grande eu sou”.

Marketing na adoração. Quantos que começaram como adoradores e hoje estão como artistas gospels, para manter a sua postura na mídia evangélica. E quantos adoradores anónimos já se esqueceram do valor real da verdadeira adoração, é preciso muito mais do que uma aparência carismática para conquistar o coração de Deus. Eu não sei como é, está na mídia gospel, mas não deve ser nada fácil. Se aqui fora já vemos coisas que é de deixar o cabelo da cabeça em pé, imagina lá. Vamos parar um pouco por aqui, porque eu não quero criticar ninguém e quem sou eu para dizer alguma coisa. Mas, se estiver ferindo a Santidade e a palavra de Deus e o verdadeiro evangelho de Cristo, felizmente vou ser impulsionado pelo Espírito Santo a defender a verdadeira adoração e os verdadeiros adoradores dessa nação e nas nações João 4.23-24.

O que significa apalavra Marketing? “Marketing” é uma expressão anglo-saxônica derivada a palavra “Mercari”, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou transacionar. A adoração não é um produto de venda, muitas gravadoras viraram fabricas de artistas gospels. E esse marketing Gospel tem ferido e escondido a verdadeira adoração, mas graças a Deus que ainda existe profeta em Israel. Ainda eu sei que existem levitas como asaf, adoradores como Davi, jovens como Daniel, profetas como Elias e Eliseu. Eu tenho a certeza que os imitadores de Deus estão se levantando em todo lugar, os que querem levar a obra a sério.

Adoração estranha. Que tipo de adoração você está oferecendo no altar de Deus? Diga-me uma coisa e pense comigo um pouco, quantos adoram de qualquer maneira a Deus e vez de se prostrar estão se debruçando diante do altar e oferecendo uma adoração estranha. Será que Deus recebe toda a adoração e louvor dentro da igreja? Eu não vou responder isso quero que você mesmo faça sua analise disso, vamos ver a historia de dois sacerdotes chamados Nadabe e Abiú filhos de Arão no livro de levíticos 10.1-2 diz que Nadabe e Abiú cada um pegou seu incensário (queimador de incenso) e puseram fogo estranho diante de Deus ao qual ele não mandou (Êxodo 30. 7-9), e depois disso saiu o fogo diante do senhor e os consumiram. Alguns intérpretes dizem que eles estavam sobre efeito de bebidas alcoólicas (Levítico10. 9-10). Eu aprendo uma coisa aqui, ou você tem santidade ou não tem, ou você se santifica ou se suja. Para se chegar á santidade das santidades (Números 4.19) e preciso ser um sacerdote ungido por Deus, consagrado e santificado por Ele. Agora eu vou fazer a mesma pergunta anterior, Será que Deus recebe toda a adoração na igreja? Não é qual quer adoração que Deus recebe, não é qualquer louvor e nem qual quer oração que Ele recebe. Será que estamos trazendo a verdadeira adoração para o altar? Antes de chegar ao altar para ministrar ou adorar existe todo um preparo, consagração, separação e santificação. Cadê a tribo de Levi, onde estão os sacerdotes ungidos, será que Deus pode encontrar os verdadeiros músicos na igreja. Em Números 3.3 diz “Sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio”. Muitos que se dizem ser levitas “músicos” que pegam o seu instrumento algo que foi consagrado para Deus, e que estão sem o óleo da unção e com as mãos sujas. Mas que Deus possa restaurar o seu altar e a sua verdadeira adoração, verdadeiros músicos levitas na sua casa.
Nunca se esqueça que antes do altar existe uma preparação sincera, isso e essencial para que sua adoração chegue como aroma suave. Existe 3 passos para se chegar ao altar com a adoração, o primeiro passo é consagrar a vida para Deus, segundo passo se separar do mundo com a oração e com o jejum, terceiro e último passo é se santificar na palavra, então, Pode-se queimar o incenso no altar. Não podemos dar a Ele uma adoração quebrada ou pela metade tem que ser inteiramente para Ele, para que o fogo do altar venha aquecer a chama da presença Dele em nós e não nos consumir.

A uma grande diferença entre a música o louvor e a adoração. (Salmos 150.3) “Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com som o saltério e a harpa” Toda música é um louvor? Todo o louvor é uma adoração? Toda a adoração é verdadeira? Não sei se você irá concordar comigo, mas em minha opinião muitos levam a música muito mais parte técnica e teoria e esquece-se do seu real valor para Deus. A música e a arte de combinar diversos sons, descobrimos que a música também é arte e a arte é cultura. Sabemos que a música esta em todo o lugar e no nosso dia a dia, no comercial de TV, no celular, no canto dos pássaros, na companhia da casa, até o nosso coração faz uma batida com um ritmo tun tun, tun tun, tun tun... Não a como fugir, a música esta dentro de nós. Mas o que temos feito com a verdadeira música? Aquela música que expulsava espírito maligno de Saul, aquela música que Josafá ganhou a guerra, aquele som que Josué derrubou os muros de jerico. “A verdadeira música é uma ferramenta potente na mão de um verdadeiro adorador” a musica pertence a Deus ela é muito mais que uma arte e uma cultura, ela é uma arma para louvar a Deus com mais beleza e harmonia.

“Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor” (Salmos 150.6) O louvor não depende da música para ser um louvor, não louvamos quando só cantamos. Um louvor pode ser um ato, de sacrifício, quando levantamos as mãos, quando ajoelhamos, quando aplaudimos e quando damos glória e aleluia para Ele. Aprendemos que o louvor e como se estivéssemos pedindo obrigado a Deus, louvamos porque o nosso coração está alegre. Mas o louvor não depende da alegria temos que louvar em todo tempo, até mesmo nas horas difíceis. Não louvamos por louvar porque esse é o meu ministério, mas porque Ele é um ser louvável. O livro de Salmos é um livro que revela muito sobre louvor a Deus, e a prendemos com Davi e outros que escreveram esse livro como agradecer a Deus por vitorias e por livramentos. Não louvamos a Deus só dentro da igreja, mas pela sua bondade e grandeza com o seu povo. Repare que dos Salmos 146 até 150 termina com as palavras Louvai ao Senhor, e isso conclui o livro de Salmos. Engraçado que os judeus dão o livro de salmos o titulo de Tehillin que significa “LOUVORES” eu vejo que eles consideram o livro de Salmos como Livro de Louvores. Se existe um culto de adoração existem louvores a Ele, um culto de adoração e identificado pelos louvores a Deus. LOUVAI AO SENHOR!!!


Daí ao Senhor a glória devida ao seu nome... Adorai ao Senhor na beleza da santidade.” (Salmos 96.8-9). Eu vou falar da adoração individual e pessoal com Deus.
Nem todos adoram a Deus com a sua própria vida, com o coração inteiramente entregue a Ele. A igreja é um local onde nos reunimos para adorá-lo em massa, mas eu creio que isso não impressiona Ele. “Particularmente falando eu sinto muito mais liberdade em adorar a Deus no meu quarto quando estou sozinho (Mateus 6.6), claro que amo está na casa de Deus” eu adoro a Deus em qualquer lugar. Mas, a palavra de Deus diz que ele está a procura de verdadeiros adoradores em João 4.23-24. É difícil hoje num Culto de Adoração identificar se realmente existe verdadeiros adoradores, Deus não procura adoração isso é muito fácil de encontrar, Ele procura os que são verdadeiros e isso é mais difícil. Hoje encontrar verdadeiros adoradores após o culto ficou precário, mas eu sei que existe ainda aqueles que se por a adorá-lo em Santidade (Salmos 29.2). Precisamos de uma adoração íntima com Deus, temos que revelá-lo todo o nosso coração de adorador por mais que Ele já saiba o que vamos falar. Se você não entregar a sua juventude, a sua vida totalmente a Ele, fica muito difícil adorá-lo. Não pode haver divisão na adoração, ele tem que esta completa. Ou decidimos adorar em Santidade ou não adorar em Santidade, ou pode te santifica ou destruir. Hoje temos o livre acesso de adorar na sala do trono, e não damos a importância a isso e vivemos de qualquer maneira. A adoração só verdadeira quando o adorar é verdadeiro, quando ele vive a verdade que é a palavra de Deus. Sem a palavra é impossível adorar, e entender o que precisamos para adorar. Hoje à muitos livros sobre a adoração, mas nada pode substituir as escrituras sagradas que nos revela a adoração que Deus deseja.

Quem Ele realmente é?. Sabe porque muitos cristãos brincam de ser verdadeiros adoradores, sabe porque muitos músicos só estão na igreja por causa de um instrumento, porque todas essas pessoas não descobriram quem Ele realmente é. Quando descobrimos quem Ele é, temos a noção de quem somos e quando isso acontece a nossa reação é ser desprezível diante Dele. Desfalecemo-nos e reconhecemos o tamanho da sua grandeza devastadora que faz tremer os nossos ossos só de pensar. Deus nos ama muito e a prova disso é o seu filho Jesus que o próprio Deus enviou para nos salvar, mas temos que ter a idéia de quem Ele é. Você pode brincar com qualquer nome, menos com o nome Santo do Senhor.
Nós somos as criaturas e Ele é o criador, então, quem somos nós e quem Ele é. Qual é a sua identidade? A identidade de um adorador e quer ser Santo como Ele é (1 Pedro 1.16), a identidade de um adorador é a Santidade de Deus.
Deus se revela para nós na Bíblia, quem Ele é, como Ele é, a onde ele está, como devemos adorá-lo, como devemos servi-lo e amá-lo. Conheça mais sobre o Deus que você serve e adora, a Bíblia é um ótimo começo para isso.


O que eu canto me condena. Jesus disse aos fariseus “Os seus lábios me honram, mas o seu coração está longe de mim... mas em vão me adoram” Mateus !5. Às vezes nossos lábios convençam quem Ele é, mas não convença quem somos de verdade. O que realmente eu aprendo nessas palavras de Jesus, é que Ele preocupava mais com os corações deles e não com o que os seus lábios diziam Dele. Jesus Ele foi direto ao coração, “será que realmente o que eles dizem é o que eles vivem”. O que ministramos tem condizer com o que vivemos, mas muitos não sabem mais o que é isso.
Dizer que ele é santo sem querer ser santo como ele é não adianta nada. Dizer que ele é santo sem ter uma vida santificada a Ele é inútil cantar, não podemos viver de aparência, mas sim de transparência. Quando conseguimos ser transparentes no que cantamos, as pessoas conseguem ver Deus na nossa vida. Mas quando adoramos em aparência as pessoas só podem ver o que está por fora, “a carne” e não um Espírito adorador. Você já viu, quando um pote é transparente você pode ver identificar o que está dentro do pote. Será que Deus pode identificar o que está dentro de você? O espírito Santo nos torna mais transparentes na presença de Deus, e que o nosso coração seja levado para perto Deus.

Alguns fariseus viviam numa tradição e num legalismo (Tiago 1.25) que não era de Deus, tinha a aparência de justos, e pecavam por colocar essa tradição humana acima da revelação divina. Jesus não condena a tradição se ela não entrar em conflito com a palavra de Deus, ela tem que está baseada na verdade que é a Bíblia. Vamos seguir a única regra infalível que é a palavra de Deus (Marcos 7.15). Todo e qualquer tipo de modo de adorar a Deus tem que estar baseado na escrituras sagradas.


Um adorador que Deus deseja.

Mão limpas e coração puro. Davi fala que aquele que quer adorar a Deus, tem que esta com as mãos limpas e o coração puro diante Dele (Salmos 24. 3-4). Muitos adoradores estão com sua mãos sujas com o pecado, olha o que diz em Isaias 1.15-16. Não podemos tocar no altar com as mãos sujas, não podemos adorar com o coração impuro. No Salmos 26.6 diz “lavo as minhas mãos na inocência; assim andarei ao redor do teu altar”. No versículo 10 diz “em cujas as mãos há malefício, e cuja a mão direita está cheia de suborno”.
A visão tronalizada. O que você vê quando olha para trono? Quando temos a visão do trono, temos uma noção de quem realmente estamos adorando (Apocalipse 4.1-11). Temos que deixar a visão terrena, e começar a pedir uma visão celestial de Deus. A visão da terrena nos limita, mas a visão do trono nos leva além.
No Santo dos Santos. Esse é o lugar de Deus ser adorador, também é o nosso lugar de adorá-lo. Temos o livre acesso a Santidade, mas nem por isso devemos deixar de nos santificar a Ele. No VT somente o sumo sacerdote poderia entrar no santo dos santos, antes disso tinha toda aquela preparação, mas hoje através do sangue de Jesus temos acesso livre e muitos adoradores não dão importância para isso. Muitos não sabe mais o que é “preparação antes de adorar” e levam a adoração como um simples ministério.
Os segredos da adoração está no coração de Deus. Quando temos o coração de Deus conseguimos entender o que Ele quer em nossa adoração, mas nem tudo Ele irá nos revelar. Deseje o coração de Deus, então, você irá saber o que ele deseja ouvir. O que está no coração de Deus só e revelado para os que o temem (Salmos 25.14) para aqueles que tem intima comunhão com Ele, existe muitas coisas que quer nós revelar. Cantamos com o coração Efésios 5.19 esses louvores são orações, são hinos espirituais dirigidos somente a presença de Deus. A total confiança de coração a Deus nos revela os seus caminhos (Provérbios 3.5-7) o temor e confiança Nele é o primeiro passo para alcançar o seu coração.

Um novo cântico. (Salmos 98.1-2-3). Esse Salmos é um hino profético pela Salvação, louvamos ao senhor porque ele nos livrou da mãos do inimigo e nos deu a liberdade de adorar. Que Deus venha colocar um novo cântico em sua vida e em seus lábios. Quando há uma nova vida, um novo nascimento em Cristo há um novo cântico de Salvação. Cantemos a tua Salvação.

O que Deus deseja ouvir não é somente o que sai dos seus lábios, uma canção linda ou uma música bela, mas, sim o que sai do seu coração da sua alma. Deus não resiste quando cantamos o que realmente Ele é, isso é como aroma suave em suas narinas. Assim como uma criança que olha para o seu pai e diz; “quando eu crescer eu quero ser igual ao meu pai” assim somos nós, desejamos ser Santo como Ele é. Deus está nos fazendo crescer espiritualmente através da santificação e pela sua palavra e através do sangue de Jesus que nos purifica. E quando no grande dia os nossos corpos forem transformados em glória na glória, seremos totalmente Santos ao Senhor.
“Deus me revele á canção que o seu coração deseja ouvir... Santo, Santo é o Senhor”.